Política Internacional em Debate

 

Hoje, 03/04, o PET-REL teve o prazer de receber, virtualmente, os professores Carlos Milani e Eduardo Pareja Coelho.

Milani é referência nos estudos de política externa brasileira e apresenta um vasto currículo de atuação no campo das Relações Internacionais. Em sua trajetória acadêmica e profissional, acumula os seguintes títulos:

  • Professor-adjunto do IESP-UERJ;
  • Coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), antena Rio de Janeiro;
  • Pesquisador afiliado ao Center for Latin American Studies na Universidade da Califórnia – Berkeley;
  • Editor Associado de Relações Internacionais da Brazilian Political Science Review;
  • Membro da International Studies Association (ISA), da International Political Science Association (IPSA), da Latin American Studies Association (LASA), da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP);
  • Sócio pleno da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI);
  • Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPERJ, da FAPESP, de outras agências nacionais e internacionais de fomento, bem como de periódicos nacionais e internacionais.

Já Pareja Coelho é formado em Direito e é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2005. Atuou na Assessoria Internacional e foi Coordenador-Geral de Cooperação e Relações Internacionais do extinto Ministério da Cultura (MinC) nos últimos 15 anos, tendo participado de diversas negociações internacionais e de atividades de promoção cultural em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O debate teve como foco analisar a atual inserção internacional brasileira, de forma a entender se a política externa brasileira pode ser considerada uma política de Estado, restrita à atuação do Itamaraty, ou uma política de governo, a qual permite a atuação de outros agentes, tanto do Estado quanto da própria sociedade civil, nos processos de formulação de políticas públicas, inclusive de política externa.

Como textos-bases, foram analisados os seguintes artigos:

  • MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Letícia. Política Externa Brasileira: Os Desafios de sua caracterização como Política Pública. Contexto Internacional, Vol. 35, n.1, p.11-41, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cint/v35n1/a01v35n1.pdf

Agradecemos a todos por terem participado!

PET

Palavras-chave